Quem é a sua marca no mundo?
Adriana Silveira<span style="color:#2d9d99">.</span>

Adriana Silveira.

Quem é a sua marca no mundo?

Desde o início da minha faculdade de jornalismo sempre tive uma empatia pelo universo corporativo. Quando estava no quinto semestre de Jornalismo na Unisinos, troquei um emprego estável (e bem rentável para quem tinha 20 e poucos anos na época) por um estágio no jornal da cidade, o Jornal de Gramado. Desde o início, a editoria de Empresas&Negócios sempre me chamou a atenção e logo acabou sendo minha responsabilidade. Quando era necessário entrevistar algum empresário ou então produzir algum caderno empresarial lá estava eu na linha de frente.

Sempre transitei por esse espaço com desenvoltura e a exemplo de colegas que escolheram outras editorias – como esporte, segurança, política – me sentia muito a vontade contando histórias de empreendedorismo, inovação, criatividade, superação, etc.

Acredito no poder transformador de uma empresa junto à sociedade na qual ela está inserida. Gera empregos, fomenta a economia e quebra paradigmas transformando nossa vida, seja através de produtos ou de serviços.

Transição de carreira

Muitos anos se passaram e com eles veio o amadurecimento e uma carreira consolidada como repórter – editora – gerente geral. Mas tudo tem hora para começar e terminar. Minha transição de carreira, na qual troquei o vínculo empregatício em um grupo de comunicação para seguir em carreira solo, aconteceu em meados em 2017. E um fator acabou por nortear minha nova escolha profissional: empresas começaram a me procurar porque precisavam contar sobre o seu negócio, mas usando uma linguagem diferente. Então neste momento percebi que o meu principal ativo – junto com a credibilidade – era a qualidade do conteúdo que eu produzia. Sim, os anos de experiência e o bom relacionamento com empresários de todos os setores me proporcionaram isso.

Oportunidade x negócio

Oportunidade x negócio

Era hora de transformar a oportunidade em negócio. Então passei a atender clientes para produzir conteúdos das mais diversas formas. Sites, blogs, campanhas publicitárias, eventos, redes sociais, revistas, livros, storytelling e uma infinidade de canais de comunicação foram surgindo.

Neste período, comecei a perceber que muitas das empresas trazem uma necessidade urgente de posicionamento da sua marca, mas que a maioria não têm nenhum conhecimento a respeito do tema, estão apenas usando a sua experiência (muito importante, aliás) de mercado para a tomada de decisões. 

Eu estava inquieta. Queria poder entregar mais do que conteúdo de qualidade. Meu desejo era entregar um conteúdo estratégico, capaz de revelar os principais atributos da marca, a sua essência. Então parti para os estudos, pois no meu entendimento, esse é o único caminho capaz de dar embasamento para qualquer ideia que se deseja colocar em prática.

Oportunidade x negócio

Branding

Me apaixonei por branding. E tive a certeza de que – empiricamente – eu já praticava muitos dos seus preceitos. Essa é uma área muito dinâmica, na qual novas ferramentas estão surgindo a todo o momento. Daí a necessidade de estar sempre conectada com canais de aprendizado para poder entregar aos meus clientes o que há de melhor e mais atual como estratégia de marca.

É bom estudar cases de grandes empresas que aplicaram o branding com maestria e transformaram seus negócios. Mas poder aplicar essas ferramentas junto com meus clientes e perceber os resultados é muito melhor!

Se fazer valer apenas de teorias é arriscado. Elas são importantes, mas não podem ser aplicadas de forma horizontal para todos os clientes. Percebendo isso, passei a viver outra inquietude: a de fazer uma entrega personalizada desse conhecimento.

Branding

Flow Brand

Então criei o método Flow Brand. 

Uma marca fluída é aquela que vive a sua essência de forma natural e autêntica. Faz disso o seu diferencial. Cria relações de valor com seus públicos. E por isso prospera. 

Neste espaço vou apresentar a cada semana parte do método Flow Brand para posicionamento de marca. Serão conteúdos voltados à reflexão e a ações que podem transformar o seu negócio – independente do segmento – e também a sua marca pessoal, que deve ser cada vez mais valorizada por você, pois ela é o seu principal ativo!

Você já parou para se perguntar: Quem é a sua marca no mundo?

A proposta é compartilhar conhecimento e experiências com quem se interessa pelo tema ou tem o desejo de aplicá-lo em seu negócio.

Para saber mais sobre a mentoria e a consultoria Flow Brand envie um e-mail para: adriana@adrianasilveira.com 

Abraço e let it flow!

Adriana Silveira

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email