hand-5554820_1920
Adriana Silveira<span style="color:#2d9d99">.</span>

Adriana Silveira.

A Árvore da Vida (da sua marca)

Muito trabalho. Pouco resultado. Está na hora de você parar tudo o que está fazendo e (re)posicionar a sua marca. Vamos começar fazendo a seguinte reflexão: A sua energia/tempo é algo precioso e merece ser empregado da forma mais produtiva e rentável possível. Rentável?

Produtividade x Rentabilidade = Resultados

Isso mesmo. Portanto, pergunto, quais ações e decisões você tomou para que, na prática, o seu dia tenha recompensado o seu trabalho? O quanto sua empresa contabilizou ao final desse dia foi compatível com as horas em que você dedicou suas habilidades e seu conhecimento em favor dela? Estamos falando de produtividade x rentabilidade = resultados. Mas também estamos falando de Branding. Vou explicar com uma analogia.

Árvore da vida

Imagine uma árvore bonita, frondosa, cheia de folhas e frutos. Ela “enche os olhos” de quem a vê. Ela faz uma oferta considerável, tentadora. Sua imagem saudável atrai muita gente que deseja saborear seus frutos ou aproveitar a sua sombra.

Atenção às suas bases

Agora imagine essa mesma árvore e as suas raízes. Raízes secas, desnutridas, esquecidas de baixo da terra. Se por um período isso não está comprometendo a beleza de suas folhas e frutos, fica fácil perceber que em breve esse cenário mudará. Mas não há como manter uma árvore saudável se a sua base, a sua essência não estiver sendo cuidada também.

Cuidar da essência

É isso que chamamos de Branding. Esse cuidar da essência, esse olhar para as raízes e perceber qual a melhor forma de cuidar e, acima de tudo, descobrindo o que realmente importa nesse processo.

Mesmas atitudes, mesmos resultados

Assim é uma marca. Não adianta trabalhar exaustivamente se falta tempo para pensar o seu negócio. Consequentemente, levantar todos os dias e fazer as mesmas coisas só vai levar você a ter os mesmos resultados (financeiros e de percepção do seu cliente).

Ferramentas

Como o objetivo aqui no Blog é, além de trazer reflexões, também entregar conhecimento e ferramentas para a mudança, portanto, vou compartilhar algumas orientações que costumo dar nos trabalhos de Posicionamento de Marca através do método exclusivo que desenvolvi, chamado FlowBrand:

1. Honre o seu passado

Não adianta lamentar o que já passou. A circunstância de abertura de uma empresa é sempre muito peculiar. Você fez o melhor que podia com os conhecimentos que tinha e com os recursos que dispunha naquele momento. Então é justo reconhecer e acolher isso. Negar e criticar suas escolhas não fará o seu negócio se tornar melhor. Agradeça o início da jornada e carregue os aprendizados para as etapas seguintes.

2. Viva o presente

Vivemos na era da ansiedade absoluta. Tudo nos puxa para esse “abismo” de estar sempre pensando no amanhã sem perceber a beleza do hoje. Cliente novo? Agradeça. Feedback que apontou um problema que você não havia identificado? Agradeça. Oportunidade de uma parceria nova? Agradeça. Celebre cada momento. O hoje é um presente, perceba a força dessa palavra. Os desafios, imprevistos e problemas vão continuar lá, mas olhar com mais leveza para isso também vai dar a força necessária para você seguir adiante e em busca de soluções eficazes para cada situação, por exemplo.

3. Planeje o futuro

Objetivos. Sonhos. Metas. Seja qual for o nome que você prefere dar aos seus planos para o futuro, ele precisa estar no seu presente também. No entanto, estar no seu presente não significa tomar conta dele! É preciso colocar uma medida nesse planejamento. Quanto mais elementos você conseguir reunir nesta etapa, melhor. Considerar tempo, recursos e pessoas para que determinado objetivo seja alcançado é algo que exige coerência, caso contrário, só irá representar frustração.

4. Você é único

Sabe aquela história de que a grama do vizinho é mais verde… Não se deixe levar por essa ilusão. Não ocupe seus pensamentos querendo arrumar desculpas para justificar o sucesso de um concorrente. Ele encontrou seus métodos e está fazendo a sua parte. Parabéns pra ele. E você? Lembre-se, a melhor estratégia para uma diferenciação é olhar para dentro e encontrar aquilo que faz o seu negócio ser único, ou seja, o seu propósito.

ÚLTIMA CONSIDERAÇÃO:

Portanto, quando você pensar na sua marca (empresa) pense nela como uma pessoa. Ela nasceu, cresceu, está confusa (como muitos adolescentes) ou já está madura e convicta das suas escolhas?

Decisões e reflexões

No processo de Branding essas etapas são estudadas para que as respostas possam surgir com clareza. Eu acredito que, acima de tudo, decisões devem ser baseadas em reflexões que façam sentido para você (e não em teorias), pois só assim elas irão se sustentar no hoje e se perpetuar no amanhã.

Let it flow brand!

FOTOS: Pixabay/Divulgação

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email